LIVROS


A Dor Psíquica

“Quando Freud diz que a psicanálise substituiu o sofrimento neurótico pelo sofrimento humano ensina que a travessia de uma análise requer o confronto com o lado trágico da nossa existência. A transformação da dor em alegria de viver implica poder experimentar a perda e se deparar com o próprio desamparo. Mostrar que há uma positividade na dor é fazer que ela deixe de ser um mal, para se tornar uma força.”

– Isabel Fortes


Vovó e as Estrelas no Céu

A avó é presença constante na literatura infantil, desde Chapeuzinho Vermelho, a Dona Benta de Monteiro Lobato. No caso de VOVÓ E AS ESTRELAS NO CÉU o foco é a morte de uma avó, que deixou um vazio, solidão e saudade para a neta e a mãe. Segundo a escritora Luciana Sandroni, O texto […] passa longe do tom piegas e aposta no olhar infantil, na poesia, no inusitado, o que o torna mais que uma narrativa familiar, e sim uma história para todos.


Guerra, Catástrofe e Risco: Uma Leitura Interdisciplinar do Trauma

*Livro organizado por Isabel Fortes & Joel Birman

“Este conjunto de articulações teóricas e políticas foi posto em evidência nos diferentes ensaios constitutivos desta obra, no qual a especificidade brasileira foi também colocada em destaque nos embates das práticas securitárias e da polícia no contexto social urbano, nas bordas existentes entre a guerra civil, o risco, a catástrofe e o trauma. Estas gramáticas da contemporaneidade foram, assim, problematizadas de forma densa e complexa.” 

– Joel Birman


PSICANÁLISE E POLÍTICA

*Livro organizado por Isabel Fortes, Joel Birman e Mônica Macedo

Esta obra contempla importantes reflexões – a partir de um diálogo da psicanálise com outros campos do saber – para a compreensão do cenário social e político atual. Apresenta subsídios para pensarmos sobre a responsabilidade que o psicanalista deve ter diante das formas de crueldade que marcam as relações sociais, o tema do exercício de poder na clínica psicanalítica e, também, as possibilidades da psicanálise como antídoto contra o mal-estar produzido pela violência do neoliberalismo.


UM NOVO LANCE DE DADOS – PSICANÁLISE E MEDICINA NA CONTEMPORANEIDADE

*Livro organizado por Isabel Fortes, Joel Birman e Simone Perelson

Um novo lance de dados: psicanálise e medicina na contemporaneidade é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Os artigos que o compõem são em grande parte resultado das comunicações e discussões dos pesquisadores que participaram do colóquio sobre psicanálise e medicina que o mesmo Programa organizou em 2009. Nessa publicação somam-se as contribuições de pesquisadores que não estiveram presentes no colóquio, mas que,seja em sua prática clínica seja em suas reflexões teóricas, são tocadas por esse tema. Psicanalistas, médicos e filósofos reúnem-se aqui para colocar em cena e discutir algumas questões cruciais sobre os encontros e desencontros entre o discurso e a prática psicanalítica, por um lado, e científica/médica, por outro.